Bienal de Design

por

De 07 de março a 17 de maio acontece em São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, a Bienal do Design Gráfico. Em sua nona edição, os realizadores do evento, membros da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG Brasil) buscaram tornar disponíveis espaço para a reflexão e desenvolvimento das ideias, propondo soluções em comunicação.

Compondo um tradicional catálogo, a ADG Brasil procurou mudar o enfoque da produção esse ano e publicou análises e reflexões mais aprofundadas sobre as diversas categorias descritivas do design. Isso aproximou o trabalho deles a um público de estudantes e pesquisadores, que antes tinham menos fontes para suas pesquisas.

No lugar dos júris, a seleção dos trabalhos apresentados no evento foi feita por curadores, especializados no assunto.

‘O desafio proposto para a edição da 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico é estimular a análise e a compreensão do design gráfico contemporâneo, que se tornou um dos principais vetores da economia, com consequências estratégicas nas empresas e na sociedade.’ CECILIA CONSOLO – Curadora Geral.

Poster de apresentação do evento

Poster de apresentação do evento

 

Jovens designers foram conferir a bienal. Veja o que eles têm a falar a sobre a visita:

 

Como essa bienal pode aproximar leigos, assim como estudantes, do design?

“Acho que a idéia é transformar a percepção das pessoas, tornando-as críticas, indicando não só pra quem é da área, como também para interessados em geral e curiosos. Isso faz com que o design cresça.” Willians Fabian, 22, designer experiente em produção de trabalhos no exterior.

 

“As pessoas que não sabem definir design passarão a entender melhor esse conceito, que não se refere a apenas “rabiscos” e sim a desenhos que podem representar inúmeros fatos, independente da área de que se tratar.” Átila Rossito, designer de produto graduado pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar).

 

Como você considera que o design pode contribuir com o mundo?

“O designer influencia a ação do seu cliente, então pode contribuir com o mundo dando sugestões: ele sugere investir em um material reciclável, assim ele faz sua contribuição. É meio que a filosofia das formiguinhas, é um movimento pequeno, mas todos juntos temos um movimento maior.” Willians.

 

Quais os benefícios trazidos pelo design, desde que não analisemos o âmbito mercadológico da área?

“Usando o design na identidade da empresa, as pessoas passam a enxergá-la como inovadora, coerente com as tendências. O design também direciona a empresa a oferecer um serviço que atrai o consumidor.” Willians.

Sem analisar o âmbito mercadológico, o design trata de uma ferramenta comunicadora, que influencia e é influenciada. Ele pode expor um ponto de vista positivo, por exemplo, e ser um agente modificador para que haja uma reflexão por parte do receptor da mensagem. Quanto à análise do âmbito mercadológico, isso é fundamental. O designer deve estar totalmente ciente da cadeia sistêmica que envolve a criação de um produto, e deve prezar para que esta cadeia seja sustentável, promovendo um mercado (por conseguinte uma sociedade) com prioridades sociais e ecológicas.” Thiago Calza, 23, designer gráfico graduado pela Universidade do Norte do Paraná (Unopar).

 

O designer Thiago Calza confere o que há de novo na Bienal de Design.

O designer Thiago Calza confere o que há de novo na Bienal de Design.

 

 

 

Finalmente, em sua opinião, qual a importância dessa união da área gráfica com a comunicação? Como se pode fazer um arranjo a fim de beneficiar ambas as áreas?

“O design é um elemento fundamental na comunicação, entende-se por design a melhoria dos aspectos, de modo a atender às necessidades do cliente. Isso é comunicação.” Willians.

Fazer design já é comunicar. E o desafio do design gráfico é exatamente este: comunicar bem e ser estético, belo. Se o designer é eficiente em sua comunicação com o seu público-alvo, a missão foi cumprida. O design e a comunicação, vistos como disciplinas, devem dialogar a fim de se manterem atualizados, descobrindo, re-descobrindo e por que não (se forem boas), mantendo linguagens.” Thiago Calza.

 

Pra quem quiser saber mais sobre o trabalho dos meninos, é só passar a visitar os blogs e sites:

http://www.flickr.com/photos/36402380@N05/  Átila Rossito

http://www.flickr.com/photos/thiagocalza/     Thiago Calza

http://www.movlove.com.br/                          Willians Fabian

 

Alguns trabalhos apresentados no evento.

Alguns trabalhos apresentados no evento.

 

 

 

O site official da Associação é: http://www.adg.org.br/texto_bienal.php?id_noticia=735

 

Valeu galera,

Julia Corradi

 

 

About these ads

Tags: , , , , , , , , , , , ,

2 Respostas to “Bienal de Design”

  1. Elita Says:

    Ju, parabéns pelo blog, a arte tá linda e gostar do que você escreve não é de agora né??
    Continua postando. Eu nem moro em Sampa, mas já tá nos meus favoritos.
    Bjo

  2. Jean Carlos Says:

    Não entendo muito de design, mas isso me fez enteressar pela bienal e ir lá para dar uma conferida!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: